Herpes Tem Cura? Como se Contrai, Sintomas, Prevenções!

A herpes é uma doença viral que afeta boa parte da população brasileira. Mas afinal de contas a herpes tem cura? Daqui a pouco você já vai saber essa resposta.

A herpes é muito conhecida pelo aparecimento de bolhas tanto na boca como na região genital e pode atingir tanto homens como mulheres. Especialistas estimam que 90% da população brasileira já entrou em contato com o vírus.

Como se Contrai Herpes?


A herpes pode ser tanto uma DST (doença sexualmente transmissível) como pode ser também uma infecção viral. Há diferenças claras entre a herpes simples e a herpes genital.

Na maioria das vezes se contrai herpes a partir do contato direto com uma pessoa que possua o vírus. Você pode pegar herpes tanto através do contato oral como também em uma relação sexual.

Herpes tem Cura?

Há 3 tipos básicos de herpes:

  • HSV 1: Também chamada de herpes simples, aparece normalmente na região do rosto. Pode até estar presente em outras partes do corpo, mas nesse caso sua atuação será mais “fraca”.
  • HSV 2: Comum na região genital, e até por isso, é chamada de herpes genital. Normalmente é adquirida através de relação sexual.
  • Herpes-zóster: O transmissor desse vírus é o mesmo da catapora. Normalmente esse tipo de vírus aparece somente nos idosos e ataca principalmente a região das costelas.

Os sintomas mais comuns da herpes  estão presentes no local onde foi adquirido o vírus. Além do aparecimento de bolhas, quem tem herpes normalmente sofre com:

  • Coceira no local
  • Formigamento no local
  • Aparecimento de aftas

Esses sintomas duram de 5 a 10 dias. Após isso as bolhas desaparecem. No entanto elas podem voltar a aparecer devido a algumas situações como:

  • Stress
  • Febre
  • Exposição solar

Como Tratar a Herpes?


Herpes tem Cura?Respondendo a pergunta que você deve estar se fazendo, a herpes não tem cura.  A herpes simples, assim como a herpes genital, não possuem soluções definitivas para o problema.  Pode ser que o médico indique algum tratamento antiviral, mas esse só será usado para o momento em que você tiver um surto. Como foi falado anteriormente existem algumas situações que desencadeiam nos aparecimentos dos sintomas da herpes.

Implicações da Herpes

O vírus da herpes por si só não causa grandes implicações ao ser humano. No entanto ele a acaba fazendo com que o nosso corpo fique com baixa imunidade e isso acarreta no surgimento de novas doenças.

Prevenções Contra Herpes


Todas as doenças devem ser prevenidas pelo seres humanos. Entretanto a herpes não tem cura e isso a torna ainda mais perigosa e por isso os cuidados devem ser redobrados para que você possa se prevenir e não se infectar com essa doença.

Veja abaixo alguns passos e cuidados que você não deve deixar de tomar:

  • Evite tocar lesões ou feridas expostas
  • Evite entrar em contato com pessoas contaminadas
  • Use preservativo em suas relações sexuais

Herpes tem Cura?

Conclusão


A herpes é uma doença que está muito presente na população mundial e por isso se faz necessário a prevenção.  A herpes não tem cura e isso torna a doença ainda mais perigosa.

Apesar de não haver possibilidade de você se livrar do vírus é importante que você procure um médico assim que se ver diante de algum dos sintomas das doenças.

Ele vai poder analisar qual tipo de herpes você contraiu e a partir disso lhe proporcionar o melhor tratamento possível.

Normalmente você será medicado através de um tratamento antiviral. Também pode ser indicado algum tipo de pomada para você passar no local.

Vale lembrar que você nunca deve espremer as bolhas, pois isso pode ser prejudicial. Em alguns dias elas sumirão e suas marcas também

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.