A Leucemia Tem Cura? Causas, Sintomas e Tratamentos

A leucemia tem cura? É com essa pergunta que começamos este artigo. A resposta você vai ter durante o texto. O que é preciso salientar são principais as causas, os sintomas e os tratamentos da leucemia.

O que é Leucemia?

A leucemia é basicamente um tumor que ataca os glóbulos brancos. É um câncer maligno que começa na medula óssea onde são produzidas as células sanguíneas. Ela faz com que os glóbulos brancos se reproduzam desenfreadamente.

A doença é responsável por 33% dos casos de câncer em crianças no Brasil. Existem diversos tipos de tratamento que buscam a cura para leucemia que vão desde transplante de medula óssea até as tradicionais quimioterapias.

Quais São os Tipos de Leucemia?


Há várias classificações a respeito dos tipos de leucemia.  Elas são dividas, por exemplo, pela velocidade com que afetam o ser humano.

A Leucemia Tem Cura?

  • Leucemia Aguda: as células anômalas se reproduzem de forma muito rápida e isso significa que a doença se desenvolve de uma forma muito veloz.
  • Leucemia crônica:  No início da doença uma pessoa com leucemia crônica pode não apresentar nenhum tipo de sintoma.  A leucemia crônica se desenvolve de uma maneira mais lenta no nosso corpo.

Elas também podem ser divididas de acordo com o tipo de célula que atingem. Normalmente vemos a leucemia divida em 4 classificações:

  • Leucemia linfocítica crônica: Quem é atingido normalmente não apresenta sintomas inicialmente.  A doença é mais frequente entre os idosos e dificilmente atinge as crianças. 
  • Leucemia mieloide crônica: Essa doença ataca principalmente os adultos e todos anos temos 4400 casos aproximadamente.
  • Leucemia linfocítica aguda (leucemia linfoblástica aguda, LLA): Esse é o principal tipo de leucemia que aparece nas crianças. No entanto não é raro esse tipo surgir também em adultos.
  • Leucemia mieloide aguda (leucemia mielogênica aguda, LMA): Um dos tipos de leucemia que mais afetam as pessoas. Pode aparecer tanto em adultos como em crianças.

Quais são os sintomas da leucemia?


Em alguns casos a leucemia pode ser uma doença “silenciosa”. Por isso é preciso prestar bastante atenção aos sintomas mais frequentes da doença que são:

  • Sangramento constante em regiões como a gengiva;
  • Dor nos ossos ou articulações;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Dor de cabeça;
  • Sensação de fraqueza;
  • Suor noturno;
  • Febre.
A Leucemia Tem Cura?
Imagem: www.amaralcarvalho.org.br

Claro que nenhum desses sintomas são exclusivos dessa doença. Isso significa que se você tiver com algum deles, não quer dizer necessariamente que você está com a doença.

Por isso é importante e indispensável que você procure um médico para tratar do assunto.

Quais são os tratamentos para a leucemia?


Agora vamos falar sobre os tratamentos e responder se afinal a leucemia tem cura ou não.

Quimioterapia

A quimioterapia consiste em um tratamento como o próprio nome diz químico. O paciente será internado por determinado tempo e vai receber medicamentos ou injeções.

Depois do período de tratamento o paciente pode ir para casa e descansar e repousar .Pode ser que o médico indique uma outro período de quimioterapia na sequência.

Radioterapia

A radioterapia é basicamente um processo onde o paciente entra em contanto com ondas de radio capazes de eliminar as células cancerígenas. Esse procedimento é feito em hospital através de um aparelho apropriado.

Transplante de medula

A Leucemia Tem Cura?

Esse é um dos tratamentos que possuem os melhores resultados.  É injetado na corrente sanguínea do paciente células da medula óssea de alguém saudável.

Fazendo com que assim a pessoa com leucemia comece a produzir células que possam combater o câncer.

Em alguns casos o tratamento da leucemia pode durar de 2 a 3 ano. Para pacientes que têm a doença a crônica o tratamento pode durar a vida inteira.

Em muitos casos o tratamento consegue alcançar seu objetivo  e o paciente pode se considerar curado. Então pode se dizer que leucemia tem cura.

Não é em 100% das vezes, pois depende de muitos fatores como o tipo da leucemia e também o momento em que é descoberta a doença.

Conclusão


Como você viu neste artigo, a leucemia tem cura, sim. No entanto isso envolve tratamentos que obrigam o paciente a passar por muitos sacrifícios e dificuldades.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.